sábado, 29 de outubro de 2011

CMDCA promove a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No próximo dia 11 de novembro estará acontecendo no Clube Atlético fronteira, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Itararé, com início marcado para as 8h00 e com término previsto para as 17h00.
Para o evento estão sendo esperados autoridades municipais, representantes de Instituições Sociais, profissionais das mais diversas áreas, meninas, meninos e moradores em geral para discutir impostantes assuntos voltados ao interesse das crianças e adolescentes.
A Conferência terá como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”.
Durante o evento, a presidente do CMDCA, Maristela Fabri estará destacando os trabalhos e os avanços da instituição na política de proteção à criança e ao adolescente em Itararé.
No encontro haverá uma impostante palestra ministrada pelo renomado Palestrante, Luciano Betiate, que discorrerá sobre o tema.
Na Conferência, também será avaliada a política de atendimento a essa faixa etária da população e identificar quais são as ações que ainda precisam ser implementadas para um bom desempenho do órgão.
“O futuro depende das crianças e do adolescente. Por essa razão, temos que discutir as políticas públicas voltadas a elas”, disse Maristela Fabri.
O CMDCA espera a participação maciça da sociedade, dado a importância do encontro.

PREFEITO DECRETA PONTO FACULTATIVO NA SEGUNDA 31 E NA TERÇA-FEIRA 1° EM ITARARÉ.

Em sua justificativa o Chefe do executivo municipal considerou que o dia 28 de outubro, sexta-feira, a data consagrada às comemorações do “Dia do Servidor Público”,como no próximo dia 2 de novembro é dia de finados e feriado nacional, decidiu ser conveniente tanto para o servidor como para a Administração que se decretasse Pontos Facultativos para os dias 31 de outubro, segunda-feira e 1° de novembro, terça-feira.
Os serviços considerados de necessidade ininterruptas como: Guarda Municipal, Vigilância, Varrição de Ruas, Cemitério, Coleta de lixo, funcionarão em sistema de plantões .
O Decreto de n° 102, datado de 13 de outubro de 2011 recebeu a Assinatura do Prefeito Luiz Cesar perúcio e do Secretário de Administração, Adilson Antonio Meneguela.

Diretores da rede municipal de ensino comemoram conclusão do curso de pós graduação - GSE



Na última sexta-feira (21), 73 diretores de ensino fundamental das escolas públicas da região se reuniram na cidade de Itapeva para a solenidade de encerramento do curso de pós graduação – GSE.
A solenidade aconteceu no auditório Pilão D'Agua e reuniu diretores de 11 municípios entre eles, Itararé, Itapeva, Riversul, Nova Campina, Buri, Guapiara, Ribeirão Branco, Capão Bonito, Apiaí, Taquarivaí e Itapirapuã Paulista.
Dos 73 formandos, 06 são diretoras de Itararé sendo elas, Márcia de Cássia da Silva - E.M. Prof. Caetano Carbone; Tânia Aparecida da Silva Costa Holtz - E.M. Profª. Esther Carpinelli Ribas; Maria Gorete Camargo de Proença - E.M. Profª Maria Olivia de Mello; Fabíola de Alcântara Pinto - E.M. Heitor Guimarães Côrtes; Maria Isabel Ferreira dos Santos de Genaro - E.M. Maria da Silveira Vasconcelos e Maria Luiza Penna Alberti - E.M. Prof. Rosemari Lopes Ferreira Biglia.
O programa GSE- Gestão para o Sucesso Escolar é uma capacitação on-line com termo de cooperação assinado no dia 05 de fevereiro de 2010 pelo Secretário Municipal de Educação, Renato de Azevedo.
O objetivo segundo o secretário de Educação, é o fortalecimento do papel dos diretores de escolas públicas como líderes pedagógicos garantindo com isso, a melhoria contínua do ensino e consequentemente do desempenho dos alunos.

PREFEITURA E ELEKTRO ASSINAM CONVÊNIO DO PROJETO “ELEKTRO NAS ESCOLAS”


Na última segunda-feira (24), o prefeito Cesar Perucio recebeu em seu gabinete o Consultor de Eficiência Energética, Evandro Gustavo Romanini e o Analista de Desenvolvimento de Projetos, Sergio Luiz Gatti, ambos representantes da empresa Elektro, ocasião em que foi assinado Convênio para implantação do Projeto “Elektro nas Escolas”.
O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas que busquem promover a sensibilização da comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica e que gerem mudanças de hábitos de consumo, por meio da utilização de 02 (duas) Estações Móveis de Ensino.
Este Projeto faz parte do Programa de Racionalização e Conservação de Energia no Estado de São Paulo e o público alvo são Educadores e Alunos.
O Convênio tem por objetivo estabelecer entre as partes um sistema de cooperação técnica para o desenvolvimento de um programa de capacitação de professores do Ensino Fundamental Básico e do Ensino Médio, com vistas a disseminar as questões afetas à conservação de energia, eficiência energética e educação ambiental junto aos alunos.
O Projeto prevê a capacitação de professores para que mostrem a necessidade e a importância do uso racional de energia e para tal, as escolas estarão recebendo materiais de apoio.
Serão percorridas as escolas pré-selecionadas, dentro da área de concessão da Elektro, com equipe de monitores (Road Show).
Além disso, haverá Estações Móveis com dois ambientes, “Estação Móvel e Oficina de Experimento”, que estarão presentes nas escolas para visitação. Haverá também sessões de cinema noturnos duas vezes na semana.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeitura promove mais um “Show Riso”


Com o mesmo tema do ano passado “Quando o sorriso é um show”, a Prefeitura Municipal de Itararé, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo promovem a 11ª edição do “Show Riso”.
O objetivo deste evento é promover a educação da saúde bucal nas crianças através de apresentações de peças teatrais e histórias infantis. “Despertar na criança o gosto pela escovação e toda a higiene bucal é o principal motivo pelo qual a Prefeitura e a Secretaria de Saúde trazem os diversos profissionais da área odontológica municipal para este evento. Além disso, toda uma estrutura de apresentações fica a cargo da Secretaria de Educação que traz principalmente as crianças da rede municipal de ensino para as apresentações e da Coordenadoria Municipal de Cultura que ajuda com a estrutura do Teatro Municipal”, diz o Secretário de Saúde, Luiz Alberto M. Guimarães.
Durante os dias 18, 19 e 20 cerca de 3.500 crianças de toda a rede do ensino fundamental do município até o 3º ano, além das creches municipais estarão assistindo a apresentação de uma peça teatral sob a direção da professora Rosalva Aparecida Ribeiro Metring com texto e adaptação de Conceição Ap. Santos. O tema do teatro este ano é “A magia de um sorriso perfeito” uma adaptação do “Mágico de Óz” que envolve diversos personagens tais como, Dóroti, Homem de Lata, Espantalho, Leão, a Bruxa e com personagens já conhecidos do Show Riso, o Macaquito e a Dentista. Este ano, ainda, haverá a participação inédita de um cachorrinho de verdade e também da autora da peça, Conceição Ap. Santos.
Na parte clínica, o “Show Riso” contará com o trabalho de aproximadamente oito dentistas e seis auxiliares odontológicos que ao término de cada apresentação estarão orientando as crianças nos métodos ideais para escovação junto ao “escovódromo” montado especialmente para este evento, além de auxiliar na aplicação de flúor. Além disso, como em toda edição, as crianças que participarem receberão escovas de dente oferecidas pela Prefeitura Municipal. A Sabesp também é parceira deste evento fornecendo um reservatório especial de água potável.
A abertura oficial acontecerá no dia 18 (terça-feira) às 14h no anfiteatro municipal Silvio Machado com a presença do prefeito Luiz Cesar Perucio e os demais secretários envolvidos no projeto. As apresentações acontecerão sempre das 08h30 às 16h30 e contarão ainda com a visita especial dos alunos da APAE. “Sorriso bonito também é saúde e tudo o que a Prefeitura puder ajudar para que nossas crianças tenham dentes saudáveis, estaremos fazendo, prova disso, foi a recente reforma pelo qual passou o centro odontológico Edilson Pereira de Alencar que agora possui quatro novos equipamentos de primeira linha para atender nossa população, num investimento acima de R$ 20 mil”, finalizou o prefeito Cesar Perucio.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bancos reabrem depois de 19 dias fechados


Os usuários voltaram hoje a fazer transações nos bancos. Os bancários aceitaram a proposta de reajuste da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), de 9% nos salários, feita no último sábado. Foi a maior greve dos últimos anos.
De acordo com Gilberto Leite, presidente do Sindicato dos Bancários, a categoria (bancos privados) terá o piso salarial reajustado em 12%, já os trabalhadores do Banco do Brasil em 10%, enquanto os da Caixa Econômica em 14%.
A proposta da Fenaban também prevê melhorias na Participação de Lucros e Resultados (PLR), porém não contempla contratação de funcionários pela rede privada. “O Banco do Brasil anunciou a contratação de 2 mil estagiários a nível nacional. A Caixa contratará 5 mil empregados no ano que vem, mas os bancos privados insistem em não discutir este assunto. Foram contemplados os reajustes, mas demais itens como assédio moral, segurança nos bancos e metas abusivas estão ainda pendentes de discussão”, diz.
Para Gilberto, o reajuste obtido é uma conquista. “Os bancários conquistaram avanços neste ano devido a união nacional da categoria. O espírito de luta ao longo dos anos vem trazendo bons resultados. A adesão à greve foi devido a não termos outro caminho. Ocorreram 10 rodadas de negociação sem avanço algum. Entendemos que os bancos poderiam resolver tranquilamente a campanha salarial com os números que apresentaram agora em mesa de negociação e isto evitaria a greve”, fala.
O movimento nacional se iniciou no dia 27 de setembro, quando os bancários pediam reajuste salarial de 12,8% e os bancos ofereceram 8%. A categoria também solicitava fim do assédio moral e das metas abusivas, além da contratação de mais trabalhadores e aumento da segurança nos bancos.

Banda Novas de Canaã se apresenta em Itararé



Promovido pela Igreja O Brasil Para Cristo, evento reuniu fiéis
de diversas denominações

“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. O verso bíblico define com exatidão as apresentações da Banda Novas de Canaã, realizadas no último fim de semana, na Igreja O Brasil Para Cristo (OBPC), que promoveu o evento. Pastores e fiéis de várias denominações cristãs como Comunidade da Paz, Assembléia de Deus e Estrela do Oriente marcaram presença, demonstrando comunhão.
De acordo com o pastor da OBPC de Itararé, a iniciativa mostra que é possível trabalhar para Jesus mesmo com poucos recursos, somando forças. “O intuito é a integração das igrejas, se reunindo para única e exclusivamente celebrar a Deus juntas, sem rótulos”, explica Valdemir de Souza.
Formada por músicos de Piracicaba, a 160 km de São Paulo, Novas de Canaã está no cenário gospel há 29 anos e se apresenta em todo o Brasil, atraindo pessoas cristãs e não cristãs. “Gravamos um CD, mas nosso objetivo maior é a evangelização”, revela Pedro Diniz, guitarrista solo e líder do conjunto. “Em 1986, tocamos em uma Cruzada Evangelística a fim de evangelizar 1000 pessoas e cerca de 1100 se converteram”, acrescenta o baterista Nata.
Novas de Canaã conta ainda com Eliseu Baptista, no baixo, Eli Baptista, na guitarra base, Toninho, tecladista, Sergio e Edinho nos vocais e Márcio, sonoplasta. Além de músicos, os integrantes do grupo são profissionais de outras áreas, dividindo o tempo entre seus trabalhos, cultos na Assembléia de Deus Madureira, em Piracicaba, e a agenda de apresentações. “A Novas de Canaã é uma banda interdenominacional e a cada convite, de qualquer igreja, é mais uma oportunidade para evangelizar através do louvor”, enfatiza Pedro Diniz.
A banda também se apresentou na Praça São Pedro, onde muitas pessoas puderam ouvir canções de adoração a Deus. O próximo compromisso da Novas de Canaã está previsto para o dia 23 de outubro, em Rio das Pedras, São Paulo.
Delegado – Representando a Igreja Comunidade da Paz, o delegado de Polícia de Itararé, José Vitor Bacetti esteve presente ao lado da esposa, Débora Bacetti e do maestro João Marcos Alves Azevedo. “Um evento como esse motiva o entrosamento entre denominações, levando todos a fazer o melhor e a crescer espiritualmente”, destaca o delegado.
Estudante de Teologia, e acostumado a cenários desanimadores na rotina de trabalho, Vitor Bacetti parabenizou O Brasil Para Cristo pelo ministério que prioriza a família, contribuindo para uma sociedade melhor. “Há vários exemplos de festas edificantes no Livro Sagrado; festejo é bíblico. Iniciativas assim auxiliam na busca por mais união familiar e social”, finaliza.

Texto e Fotos: Tatiane Santos Sena
Foto Delegado: Delegado José Vitor Bacetti prestigiou o evento

sábado, 15 de outubro de 2011

PROJETO SUPERMISSÃO DOA AMBULÂNCIA AO GPACI


A Supermissão é um projeto dos Jovens Adventistas do Sétimo Dia, concentrando em Sorocaba, Congresso Jovem, Musical, Projetos Comunitários, Distribuição de literatura e Grande Passeata de conscientização.
E envolve um fim de semana com roupa de trabalho. Toneladas de alimentos arrecadados para os pobres, plantio de centenas de árvores e doação de bolsas de sangue. É uma grande quantidade de eventos – sociais, comunitários e espirituais – por isso é que se chama Supermissão. São varias missões e cada uma é mais importante que a outra, porque dá oportunidade para todos os jovens participem.
Cada jovem escolhe a atividade mais adequada ao uso de seus dons, unindo serviços comunitários com amor ao próximo.
Os jovens estiveram nas ruas e limparam avenidas, restauraram jardins públicos, pintaram casas, consertaram parques infantis, plantaram árvores, limparam monumentos públicos, arrecadaram alimentos para os pobres.
Para o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI) a Supermissão arrecadou várias toneladas de latinhas de alumínio e com a venda adquiriram uma ambulância totalmente equipada e que será entregue ao Hospital GPACI neste domingo dia 16 de outubro às 10 horas.
Estarão presentes os diretores da Associação Paulista Sudoeste, sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, conselheiros, diretores, funcionários e voluntários do GPACI e a imprensa para prestigiarem o evento

Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente plantam mudas nativas na ETEC


A Prefeitura Municipal de Itararé, através da secretaria municipal de Habitação e Meio Ambiente plantaram 108 (cento e oito) mudas nativas no pátio da ETEC – Escola Técnica de Itararé.
Esta ação fez parte das comemorações de um ano da ETEC e teve a participação de alunos da escola, que receberam orientação técnica dos funcionários e da coordenadora da secretaria de Meio Ambiente, Priscila Maschieto.
“Foi realizado um trabalho didático com os alunos da ETEC e eles mesmos é que se encarregaram de realizar o plantio na última terça-feira (11) durante as comemorações de aniversário de um ano de funcionamento das novas instalações”, disse Priscila.
Segundo o secretário de Habitação, Luis Vieira Rossi “esta iniciativa faz parte do plano de recomposição de A.P.P. – áreas de preservação permanente do município e todas as mudas que foram plantadas na ETEC, vieram do viveiro municipal que também está recebendo melhorias significativas para poder fornecer uma quantidade ainda maior para que a cidade possa ter uma melhoria significativa em área verde”, disse.
Para o prefeito, “preservar e recuperar o meio ambiente também é educação, pois somente com o conhecimento adquirido através da educação é que poderemos ter a consciência de cuidar melhor do meio ambiente”, disse Cesar Perucio.

MEMORÁVEL TREM DE FERRO EM REDE NACIONAL



Olá; neste domingo o país vai se ligar em Memorável Trem de Ferro via satélite para todo o Brasil e América Latina.
DOMINGO; 06:30 DA MANHÃ NO CANAL TERRA VIVA
Programa SC Agricultura, neste domingo, 06:30 da manhã no Canal Terra Viva. Pode ser assistido pela parabólica comum, Sky, canal 104, Net, e Via Embratel!
Os sonhos de um avô em cenas reais; saudade e aventura que se cruzam nos trilhos da ferrovia São Paulo - Rio Grande. Uma emocionante viagem percorrendo Cem Anos de história à bordo da Locomotiva do Contestado.
Memorável Trem de Ferro: Um Documentário de Ernoy Mattiello, Co - produções de Vilmar Sartori e Cleide Fátima.
Um filme com: Isabel Monique, Mikael Henrique e João Paulo Dantas. Depoimentos de Milton Amador, Delmir Valentin e Adelar Heinsfeld, além de participações especiais. Uma emocionante história de lutas e confrontos populares com Trilha Sonora de Victor & Hugo. Onde o amor a nova terra trouxe progresso anunciado pela chegada de descendentes de italianos, caboclos e alemães.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

COMÉRCIO TEM QUE SE AJUSTAR AO AVCB.

MP EXIGIRÁ O CUMPRIMENTO DAS NORMAS.

O AVCB – Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros é uma exigência que terá que ser cumprida pela maioria absoluta dos estabelecimentos comerciais de Itararé.
Mais uma vez o Ministério Público, por intermédio de sua promotoria, reuniu com o Executivo Municipal a fim de direcionar a fiscalização para intensificar a exigência no cumprimento das normas colocadas em 2010 por intermédio do “Termo de Ajustamento de Conduta” entre o MP e a Prefeitura.
Pela exigência, todos os estabelecimentos comerciais ou de Prestação de Serviços abertos ao público e congênere, deverão possuir o “AVCB”.
Os estabelecimentos que possuem área de até 250m2, terá prazo de 12 meses para o ajuste contados a partir de 15 de janeiro de 2011. - Para os estabelecimentos com área superior a 250m2 e até 750m2, o prazo será de 18 meses, também a partir de 15 de janeiro de 2011 - e os estabelecimentos com área superior a 750m2 e ou altura superior a 12 metros o prazo será de 24 meses, também a partir de 15 de janeiro de 2011.
Vale ressaltar que em conformidade com o Ministério Público, a fiscalização agirá com rigor para fazer cumprir o “Termo de Legislação” em vigor e o não cumprimento acarretará em cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento e multa.
O estabelecimento que já possui o “AVCB” deverá regularizar sua situação junto ao setor de fiscalização na Prefeitura.
Segundo a fiscalização municipal, há uma recomendação do Ministério Público em não emitir alvará para quaisquer novas atividades sem que esta possua o AVCB. Para os estabelecimentos já existentes, os prazos acima deverão ser rigorosamente cumpridos.
Por tanto, a medida é clara: Descumprido os prazos estabelecidos, a fiscalização tem o dever de tomar todas as medidas necessárias, no âmbito de seu poder de polícia, cassando o alvará de funcionamento, bem como tomando as medidas visando a cessação da atividade.
O MP foi inconteste: após encerrado os prazos conforme expostos, o Executivo terá um prazo de 60 dias para tomar as providências visando cessar as atividades e, o não cumprimento, a Prefeitura poderá sofrer ações judiciais.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Perucio encontra-se com Governador em Itapeva


Prefeito encontra-se com Governador em Itapeva
e apresenta diversos pedidos para Itararé

Na última sexta-feira (07), o prefeito Cesar Perucio, o secretário de Desenvolvimento Municipal, Fábio Marcel Barreiro; a secretária de Assistência Social, Luciana Perucio Silva de Oliveira; o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Luis Vieira Rossi e o secretário de Educação, Renato de Azevedo estiveram em Itapeva para levar as reivindicações do município de Itararé ao Governador Geraldo Alckmin.
O “Governo Presente” é uma iniciativa do governo estadual de facilitar e aproximar os municípios das diversas secretarias de governo, além de fazer com que cada secretário estadual e sua equipe conheçam mais de perto as diversas regiões que compõe o estado de São Paulo.
Em sua agenda de compromissos, o Governador esteve logo pela manhã nas cidades de Barão de Antonina e Taquarituba. Já o prefeito Cesar Perucio esteve em Taquarituba e foi convidado pessoalmente pelo Governador a se posicionar ao seu lado no palanque, demonstrando a afinidade do atual governo com o prefeito Cesar Perucio. “Assim como aqui em Taquarituba, que hoje vê as instalações de sua ETEC ampliadas, em Itararé faz um ano que inauguramos a ETEC, num prédio moderno e que teve um investimento de mais de um milhão de reais com recursos próprios, demonstrando com isso, o compromisso do prefeito Cesar Perucio com o futuro da educação em seu município”, disse Alckmin.
Já em Itapeva, o prefeito Cesar Perucio protocolou na área de Habitação e Meio Ambiente, a liberação de recursos através do programa Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP) no valor de R$ 730 mil reais, para a aquisição de um trator de esteira para ser utilizado exclusivamente no Aterro Sanitário que foi devidamente licenciado pela CETESB; a liberação de recursos para a execução do projeto de “acessibilidade no centro da cidade”, onde está prevista a reurbanização da Rua São Pedro com a execução de calçadas acessíveis; manifestar o interesse da atual administração municipal em executar o empreendimento Conjunto Habitacional “E” pela modalidade de Administração Direta e solicitou ainda, um posicionamento do Governo Estadual com relação a elaboração e celebração de convênio para a execução do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Além destes pedidos, o prefeito e a Secretaria de Desenvolvimento protocolaram os seguintes pedidos; mais de R$ 3 milhões de reais para obras de infraestrutura urbana para o Distrito Industrial; R$ 300 mil reais para infraestrutura urbana da Vila Sinhá; R$ 500 mil reais para obras no Jardim São Paulo; R$ 1,2 milhões de reais para obras de infraestrutura no Parque Centenário; R$ 450 mil reais para obras no Jardim Alvorada; mais de R$ 2 milhões de reais para a recuperação da malha viária de ruas na Vila Osório, Tonico Adolfo, Bairro do Ginásio, Jardim Alvorada, Jardim Diva, Vila Beca e Santa Terezinha; R$ 420 mil reais para pavimentação das ruas do Conjunto Habitacional Professor Clóvis Machado; R$ 350 mil reais para obras de execução de galerias de águas pluviais, guias, sarjetas e pavimentação asfáltica no Bairro do Cerrado, R$ 300 mil reais para obras de recapeamento asfáltico no Jardim Regina; R$ 300 mil reais para obras de recapeamento asfáltico no Jardim Regiane; R$ 150 mil reais para recapeamento asfáltico no Jardim Diva; R$ 450 mil para recapeamento asfáltico na Vila Osório; R$ 300 mil reais para obras no Jardim Paulicéia; R$ 300 mil reais para obras no Jardim São Pedro; R$ 4 milhões de reais para infraestrutura urbana nas ruas do Distrito Industrial e Rua São Pedro; R$ 1,3 milhões de reais para obras em ruas da Vila Santa Terezinha; R$ 350 mil reais para obras em ruas da Vila Osório e Jardim Fronteira; R$ 300 mil reais para obras em ruas do Parque das Nações; R$ 508 mil reais para a construção de uma Biblioteca Municipal e Museu, além da liberação de recursos para o recapeamento da Estrada Vicinal que liga a Rodovia Aparício Biglia Filho até o bairro Pedra Branca (6 km), bem como a pavimentação da vicinal que liga o bairro Pedra Branca com o município de Itaberá. Na área da Saúde, o prefeito Cesar Perucio protocolou um pedido de recursos na ordem de R$ 60 mil reais para auxiliar nos custos da secretaria. A secretária municipal de Assistência Social solicitou a secretaria Estadual, o aumento no número de beneficiários do Programa “Renda Cidadã”, ampliando o foco de atendimento; o aumento no co-financiamento do recurso estadual destinado à Proteção Social Básica quanto ao Atendimento à Família, Criança e Adolescente e principalmente ao Idoso; um co-financiamento para o serviço de atendimento ao Morador de Rua – Proteção Especial de Alta Complexidade, salientando que o município já executou ações sem co-financiamento Federal e Estadual e um co-financiamento para a construção de CRAS, CREAS e de um Centro do Adolescente (espaço para execução do serviço destinado ao Programa Ação Jovem e outros relacionados à criança e adolescente).
“Este tipo de ação do governo de Geraldo Alckmin é muito importante, pois mostra que ele está voltado para a nossa região sendo um dos poucos que realmente pretende trazer o desenvolvimento para o sudoeste paulista. Com a vinda do governador e de seus secretários, fica muito mais fácil mostrarmos a realidade e as necessidades de cada cidade e município. O governador está de parabéns por mais esta iniciativa e tudo o que protocolamos junto as diversas secretarias, estaremos cobrando agilidade para que aconteça o quanto antes”, disse o prefeito Cesar Perucio.

sábado, 8 de outubro de 2011

SP investirá mais de R$ 1,5 bilhão na região Sudoeste


Anúncio foi feito por Alckmin durante a plenária do Governo Presente
A comunidade que compõe o Sudoeste Paulista esteve reunida nesta sexta-feira, 7, para acompanhar a plenária do São Paulo Governo Presente, ocorrida no Itapeva Clube, no centro. O Governo do Estado prevê mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos para os municípios da região. Deste total, R$ 7,2 milhões em convênios foram firmados com prefeituras por meio da Secretaria de Planejamento momentos antes da sessão.
Secretários de Estado deram início ao evento e foram sucedidos por lideranças locais, que apresentaram suas expectativas para o público presente. Geraldo Alckmin encerrou a plenária falando à população sobre o que será feito para a região: "Na saúde, estamos liberando recursos para várias Santas Casas. Avaré, hospital de Itapetininga, e em Itapeva nós vamos fazer um pólo de atendimento para pessoas com câncer, de oncologia", declarou. Serão R$ 30,1 milhões em repasses a entidades hospitalares, programa Dose Certa, ambulatório de ortopedia de Avaré e convênios com oito municípios para liberação de verbas para Santas Casas.
Para a área de saneamento, Alckmin anunciou a construção de um sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário para localidades isoladas e domicílios situados na Bacia do Alto Paranapanema. O benefício contemplará 163 comunidades da região. Quando concluída, a obra terá incrementado em 39% as ligações de água, melhorando a vida de 15.781 pessoas. Já as 12.680 novas ligações de esgoto beneficiarão 43.736 pessoas. No total, o investimento nesta área será de R$ 75,5 milhões, sendo R$ 11 milhões aplicados ainda neste ano.
Além dos R$ 318 milhões já destinados pela pasta de Transportes nesta gestão, até 2014 serão investidos R$ 658,8 milhões para melhorias em 466,37 km de vias da região. As obras serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Por meio da Secretaria de Turismo, cerca de 20 prefeitos e representantes da região foram atendidos ao longo do dia. Paranapanema, além de Avaré e Piraju - as duas estâncias turísticas do sudoeste paulista - receberão R$ 6,4 milhões da verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). Em Piraju, com o convênio já firmado, os R$ 2,5 milhões serão usados para melhorar a infraestrutura de vias turísticas. Em Avaré, o convênio de R$ 1,9 milhão será assinado em breve. Para incentivo à cultura, serão destinados R$ 751 mil para reforma do Teatro Municipal de Taquarituba.
Também foi anunciada uma série de medidas para a Educação: "Nós estamos autorizando para os municípios as creches, o que vai dar perto de R$ 30 milhões para a região - e as prefeituras não terão nenhuma despesa", disse o governador. O benefício será concedido através do programa Creche-Escola. As 14 APAEs da região receberão R$ 3,5 milhões. Para reforma das escolas, abertura de vagas no ensino fundamental e transporte escolar serão R$ 54, 1 milhões. Alckmin também adiantou que o Estado vai custear a implantação da segunda faculdade de Engenharia de Produção na Unesp de Itapeva e anunciou que os Centros de Estudos de línguas terão seus cursos ampliados.
"Estamos autorizando a ampliação das Etecs, Via Rápida para o Emprego - (que são) cursos rápidos que nós pagamos R$ 330 se a pessoa estiver desempregada e não recebeu o seguro-desemprego", declarou Alckmin. Serão 1524 vagas do programa. A Secretaria da Justiça, por meio do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza assinaram protocolo de intenções para capacitar os beneficiários dos assentamentos de trabalhadores rurais de Itaberá e Itapeva. Nos municípios Apiaí, Itapirapuã Paulista, Capão Bonito e Itapeva, foram entregues 123 títulos de propriedade do Programa Minha Terra de regularização fundiária. O fórum de Avaré receberá R$ 11,1 milhões para obras.
Para a construção de unidades habitacionais, são R$ 332,3 milhões - incluindo as moradias já entregues e as previstas para iniciarem obras em 2012. Por meio da Defesa Civil, serão construídas duas pontes na estrada vicinal de Buri e recuperado um talude em Itaporanga, totalizando R$ 1,1 milhão. Já para a Segurança Pública o investimento de R$ 1,8 milhão será destinado à aquisição de viaturas.
Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a região receberá R$ 7,6 milhões para a construção da segunda Etec, em Itapetininga, e para as Fatecs de Capão Bonito e Itapetininga. A pasta de Desenvolvimento Social investirá R$ 46,4 milhões nos municípios: este total contemplará o Viva Leite, 2362 vagas no programa Ação Jovem, e beneficiará 5974 participantes do Renda Cidadã.
NOTA DA REDAÇÃO: A NOTICIA DISTRIBUIDA PELO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO NÃO NOMINA EM NENHUM TRECHO O MUNICIPIO DE ITARARÉ ESPECIFICAMENTE. LAMENTAVEL!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Líderes municipais pautam prioridades para Governo Presente em ITAPEVA


Na próxima sexta-feira, 7 de outubro, o município de Itapeva receberá a visita de toda equipe de governo do estado de São Paulo. O programa “Governo Presente” trará o governador Geraldo Alckmin e todo o secretariado paulista para reuniões com prefeitos da região Sudoeste Paulista. Além de pronunciamento em praça pública, a equipe do estado estará disponível para discutir as demandas específicas de cada município, orientar investimento além de prestar contas das ações das secretarias.

Os prefeitos da região serão atendidos na Escola Municipal Dom Sílvio Maria Dário a partir das 8h30. As reuniões seguem até as 15h30. Às 14h, o encontro é voltado aos empresários da região, no auditório Haru Yzumi, na EM Dom Sílvio. Às 16h, haverá plenária no Itapeva Clube.

O prefeito e presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste do Estado de São Paulo (Condersul), Luiz Cavani, e líderes dos poderes executivo e legislativo itapevense esquematizaram pauta de prioridades a serem tratadas durante a visita do governador.

Dentre as solicitações urgentes para a região está a implantação da Unidade de Oncologia em Itapeva, a implantação do Plano Estadual de Combate à Miséria e à Pobreza, a implantação de um polo moveleiro na região, entre outros benefícios que englobam educação, segurança pública, infraestrutura, agricultura e abastecimento e cultura.


Confira a agenda do Governo Presente:
07 de outubro – sexta-feira

07h às 8h30
Protocolo único

8h30 às 15h30
Atendimentos aos prefeitos

14h
Atendimento ao empresariado

16h
Plenária no Itapeva Clube

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DESMONTA O GRUPO DOS 7 E FRUSTRA PRETENSÃO DO PT


Na sessão da Câmara Municipal de Itararé, na noite desta segunda feira (3) depois de um erro primário cometido pelo PT que anteriormente logrou exito em aprovar um CEI contra o prefeito Luiz Cesar Perucio por 7 a 3, agora tentou corrigir os tropeços e cochilos,aprumando uma nova tramitação para outra CEI mas a tentativa resultou frustrante.
Os 3 vereadores que integram de forma fiel a bancada do Prefeito, Rubens Vieira Prestes, Rubens Lopes Machado e João Antonio Vieira mantiveram a posição contraria a CEI por entenderem jogo meramente politico contra o chefe do executivo.
Porém o chamado grupo dos sete (G7)como vinha sendo conhecido, os oposicionistas, só somaram 6 votos, quantia insuficiente para a aprovação da CEI.
O motivo foi a falta do vereador Pardal Ruivo.
A sessão com manifestação intensa da platéia não permitiu que o cidadão que queria conhecer os motivos da CEI pudesse ouvir sua leitura.

EDIÇÃO NAS BANCAS NESTA QUARTA FEIRA - 05 DE OUTUBRO

Doutor Ulysses se encontra isolado geográfica, social e economicamente.


Longe da prosperidade
O município de Doutor Ulysses se encontra isolado geográfica, social e economicamente. Isso impede a instalação de indústrias na região, o que provoca falta de emprego, baixa renda e escassez na arrecadação de impostos
Doutor Ulysses - Desde que foi fundado, em 1993, o município de Doutor Ulysses, na região metropolitana de Curitiba, parece estagnado no tempo. A cidade é uma das quatro do Paraná que não possuem qualquer tipo de ligação por estrada pavimentada com o restante do estado – isolamento que impacta diretamente na vida dos 5.727 moradores. Coronel Domingos Soares e Mato Rico, ambas no Centro-Sul, e Guaraqueçaba, no litoral, são as outras três cidades sem acesso pavimentado.
Em Doutor Ulysses, a situação foi agravada no começo de agosto devido à chuva, que provocou a queda da ponte de 120 metros sobre o Rio Ribeira. A ponte ligava a cidade ao município de Cerro Azul, onde a maioria dos moradores adquire bens de primeira necessidade, como alimentos, roupas e medicamentos. Agora o único acesso da cidade passou a ser por Jaguariaíva, o que aumenta o trajeto a Cerro Azul em mais de 360 quilômetros.
“Como não temos hospital, dependemos de Curitiba. As estradas para chegar lá são ruins e ainda por cima temos de depender da balsa. Se tiver algum problema de madrugada, a situação fica ainda mais complicada.” - Rosenilda de Matos, 31 anos, dona de casa
Município não tem hospitais
A saúde pública de Doutor Ulysses é outro ponto preocupante. Sem um hospital, o município é obrigado a enviar seus pacientes para outras cidades. Durante a madrugada, a situação é ainda pior. Como a balsa que faz a travessia entre Cerro Azul e Doutor Ulysses funciona das 6 às 18 horas, fica impossível transportar qualquer paciente fora desses horários. A maioria deles é levada por Cerro Azul até Curitiba.

Mesmo antes, quando a ponte ainda estava em pé, o cenário era complicado. Familiares de doentes tinham de se deslocar até as casas dos motoristas das duas ambulâncias para que o transporte fosse concretizado. Os três médicos que trabalham no posto de saúde residem na capital paranaense.

Alexandre dos Santos, 51 anos, trabalha como motorista de uma das ambulâncias e relata que todo dia tem de levar pacientes para a capital. “Agora a gente depende da balsa. Isso complicou mais a situação”, diz. A dona de casa Rosenilda de Matos, 31 anos, geralmente se vê obrigada a levar seu pai de 56 anos para tratar de um problema na coluna. “Como não temos hospital, dependemos de Curitiba. As estradas para chegar lá são ruins e ainda por cima temos de depender da balsa. Se tiver algum problema de madrugada, a situação fica ainda mais complicada”, lamenta. (DA)

Por uma melhor educação
Com o pior índice de escolaridade do Paraná, Doutor Ulysses convive com a realidade das salas multisseriadas, nas quais um mesmo professor leciona para dezenas de estudantes de diferentes séries. Outra dificuldade é que as aulas às vezes são canceladas porque os professores vêm de Cerro Azul, cujo acesso está complicado, devido à queda da ponte que liga um município ao outro.

Mesmo com os problemas da ci­­da­­de, o morador Louridi Cândi­do Brás promete investir o que for necessário para ver a filha Silma­ra, de 14 anos, formada. “Ela quer muito fazer curso de Matemática e ser professora. Aqui o ensino é complicado, mas vou tentar fazer o máximo para que ela consiga”, afirma.

Louridi e a esposa Rosenilda moram com os dois filhos – o outro, Bruno, tem seis anos – em uma casa alugada de quatro cômodos. Eles têm renda mensal de R$ 500, sendo que R$ 100 é destinado ao aluguel. “Estamos apertando o que dá para economizar e para poder dar uma educação boa a eles.”

Em 2008, Doutor Ulysses recebeu sua primeira biblioteca pública – a Biblioteca Cidadã, que conta com 2 mil livros. O local foi equipado com aparelhos de televisão, vídeo e DVD, e possui um telecentro, com cinco computadores e acesso à internet. (DA)
Antes mesmo da queda da ponte, Doutor Ulysses se encontrava isolada, não só geograficamente, mas também social e economicamente. Com pontuação de 0,3584, o município tem o pior Índice Ipardes de De­sempenho Municipal, que reúne dados de emprego, renda, produção agropecuária, educação e saúde, referentes a 2008. Aparece também com o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com 0,6270 – a cidade de Ortigueira lidera a lista de 2000, com 0,620.

Uma das mais pobres do estado, Doutor Ulysses registra ainda o pior grau de escolaridade entre os 399 municípios paranaenses. Segundo o Censo de 2000, a população acima de 25 anos estudou em média apenas dois anos e meio. Já o rendimento domiciliar médio por habitante foi calculado no ano passado na casa dos R$ 325.