quarta-feira, 30 de março de 2011

TRAJETO DA 6ª TROPEADA DE ITARARÉ A SOROCABA

TRAJETO DA 6ª TROPEADA DE ITARARÉ A SOROCABA
Dia 20/05 - Sexta-Feira - Saída as 09:00 hs - No Centro de Eventos - Antiga Estação Ferroviária
Janta e Pouso na Fazenda Gamelão em Itaberá
Dia 21/05 - Sábado
Almoço na Fazenda do Sr. Ermelino Mascheto - Itapeva
Janta e Pouso na Fazenda do Garcia em Itapeva
Dia 22/05 - Domingo
Almoço em Taquarivaí
Janta e Pouso na Pista de Laço de Buri
Dia 23/05 - Segunda-feira
Almoço na Fazenda Araruna em Buri
Janta e Pouso no Bairro Viracopos em Itapetininga
Dia 24/05 - Terça - feira
Almoço no Recinto da Expo - Agro em Itapetininga
Janta e Pouso no Município de Alambari
Dia 25/05 - Quarta-feira
Almoço na Pista de Laço na Cidade de Capela do Alto
Janta e Pouso no Recinto Lar Donato Flores na Cidade de Tatuí
Dia 26/05 - Quinta-feira
Almoço e Janta no Município de Boituva
Dia 27/05 - Sexta-feira
Almoço na cidade de Iperó
Janta e Pouso na cidade de Araçoiaba da Serra
Dia 28/05 - Sábado
Chegada em Sorocaba
Janta e Pouso no Parque Chico Mendes
Dia 29/05 - Domingo
Participação no Desfile de Encerramento da 43ª Semana do Tropeiro de Sorocaba.

Na China, um menino de 4 anos pesa 62 kg



Os pais de Lu Zhihao, 4, não sabem mais o que fazer. Ele ganhou 10 kg no ano passado e agora soma 62 kg.De acordo com o jornal inglês “Daily Mail”, o menino nasceu com peso normal (2,6 kg) e começou a engordar de forma descontrolada já aos três meses de idade. Hoje, ele costuma comer três tigelas de arroz no jantar e chora se os pais lhe negam comida. Mas, segundo a mãe, Chen Yuan, e o pai, Lu Yucheng, o menino engorda mesmo quando eles restringem sua alimentação. Os pais, que têm peso normal, temem que ele sofra bullying quando ficar mais velho. Segundo o jornal, a família instalou uma cesta de basquete no quintal de casa para que o menino se exercite. Mesmo enquanto está jogando, ele chupa pirulito. Os pais já levaram Lu a três hospitais. Um deles disse até que o menino tinha um tumor no cérebro, diagnóstico não confirmado pelos outros dois. “Os médicos disseram que seus hormônios estão em níveis normais. É difícil saber por que ele está tão grande”, afirmou o pai, segundo o jornal inglês. “Nossa maior esperança é de que, um dia, Lu fique magro.”

copa TV TEM de Futsal - Itararé vence no Masculino e Feminino


Copa TV TEM de Futsal - Itararé vence no Masculino e Feminino

Nesta Terça feira dia 29 de março, no ginásio Antonio Pelissari, aconteceu 3 jogos pela Copa Tv Tem de Futsal, sendo dois jogos das equipes de Itararé, masculino e feminino. O 1º jogo foi do Futsal Feminino, onde a equipe de Itararé goleou a equipe de Ribeirão Branco por 9 a 0( gols de : Andréia 3 gols, Natali 2 gols, Larissa Alcantara 1 gol e Marcella 1 gol ), sem nenhuma dificuldade a equipe de Itararé foi construindo o placar de nove gols, jogo este pra todos jogarem e foi isto o que fez técnico André , testou quase todas as jogadoras. Parabéns para as meninas e a comissão técnica.
Resultados da Rodada
Futsal Feminino Itararé 09 x 00 Ribeirão Branco
Futsal Masculino Capão Bonito 04 x 00 Itaberá
Futsal Masculino Itararé 02 x 01 Taquarituba

Campeonato Municipal de Futebol teve sua primeira rodada


Campeonato Municipal de Futebol teve sua primeira rodada



A Prefeitura Municipal de Itararé, através da Coordenadoria Municipal de Esportes realizou neste domingo (27) no Estádio Verginio Holtz (AAI) dois jogos pela primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol.

Este torneio está sendo organizado pela Cooresp e teve no primeiro jogo a disputa entre as equipes do Mercado JR x Serraria Sta Edwirges.

O Mercado JR venceu pelo placar de 8 x2 com destaque para o jogador Paulo que fez 5 gols. Os demais gols para a equipe sairam dos pés do jogador Márcio que fez dois gols e de Willian que marcou mais um.

Já o time da Serraria marcou dois gols, um dos pés do jogador José Rodrigues e o outro de Diego.

O segundo jogo da tarde, foi entre as equipes do Rodeio e Jd. São Paulo, com mais um show de gols, saindo vitorioso a equipe do Rodeio pelo placar de 7x2, com gols de Adriano (3), André Luiz (2), Eraldo e Oraci ambos com 1 gol cada.

Para a equipe do Jardim São Paulo, os gols saíram dos pés de Luis Fernando e Airton.

“Esta foi somente a primeira rodada que promete muitas emoções, pois temos no campeonato 24 equipes” disse o Coordenador de Esportes Ângelo André Müzel Pinto que mais uma vez agradeceu ao prefeito Cesar Perucio que não mede esforços para que este campeonato aconteça todos os anos.

A próxima rodada será no próximo dia 03 de abril novamente no Estádio Vergínio Holtz (A.A.I.) com os jogos, Pedra Branca “B” x 1º de Maio às 14h e A.A.I. Juvenil x Xv Novembro do Cerrado, às 16h.

CHARGE DO DIA

Palestra socioeducativa no CRAS - Novo Horizonte


Palestra socioeducativa no CRAS - Novo Horizonte
O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Novo Horizonte, que tem como objetivo desenvolver serviços continuados de Proteção Social Básica as famílias em situação de vulnerabilidade social, está promovendo mensalmente palestras e encontros de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Este CRAS/Novo Horizonte, vem atendendo moradores dos bairros Vila Novo Horizonte, Bairro Velho, Jardim Regiane, Jardim Diva, Vila Santa Terezinha e Jardim São Paulo.

As famílias assistidas fazem parte dos programas PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família, Pro Jovem Adolescente e CRAS Brinque.

Na última sexta-feira (25) aconteceu mais uma destas palestras, desta vez em parceria com as Faculdades Integradas de Itararé Fafit/Facic com a participação do professor Décio Franco David e a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Perucio Silva de Oliveira.

O professor Décio falou para 60 (sessenta) pessoas enfocando o “Estatuto da Criança e do Adolescente” e dando ênfase na questão sobre a violência contra crianças e adolescentes. De forma clara e objetiva, o palestrante mostrou as diversas formas de violência que atingem este segmento da nossa sociedade. Os familiares presentes participaram ativamente com perguntas e relatos de situações vivenciadas no cotidiano.

Ao final da palestra, as crianças assistidas no CRAS Brinque realizaram uma bela apresentação de dança em comemoração ao Dia do Circo.

Itararé também comemorou o “Dia Mundial da Água”


Itararé também comemorou o “Dia Mundial da Água”
O objetivo do “Dia Mundial da Água” é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água. O tema escolhido pela ONU – Organização das Nações Unidas, foi “Água paras cidades: respondendo o desafio urbano”.

O “Dia Mundial da Água” é realizado anualmente em 22 de março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta.

Em Itararé, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente comemorou o “Dia Mundial da Água” na última sexta-feira (25) na praça Francisco Alves Negrão, mais conhecida Praça São Pedro.

Logo pela manhã, quem passou pelo local, percebeu uma pilha de lixo por sobre a fonte da praça, o que dava um aspecto nada agradável ao ambiente. “Mas esta foi uma forma de chamarmos a atenção para o problema do lixo que se acumula em nossos córregos e rios de Itararé”, disse Luis Vieira Rossi, Secretário de Habitação e Meio Ambiente.

Várias escolas da rede municipal de ensino, realizaram trabalhos sobre o tema “água” e expuseram em cartazes afixados em toda a praça. O Tiro de Guerra também participou com o seu efetivo orientando as pessoas sobre a melhor maneira de cuidar do meio ambiente.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Cesar Perucio fez a abertura do evento e falou dizendo “que a água é muito importante para o ser humano. Sem ela não há vida e não podemos fazer nada. É muito importante que crianças como vocês aprendam a ter cuidado com a água e o meio ambiente desde cedo, só assim, nós poderemos dar continuidade a vida”, finalizou.

Seguindo a programação do evento, foi apresentado um show de ventriloquismo, com os bonecos “zequinha e sua turma” que encantou a todos que estavam presente.

Houve ainda apresentações de uma dupla sertaneja e finalizando o Coral do Conservatório Internacional de Música de Itararé, com o maestro Gerson Gorski Damaceno.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Parceria Prefeitura e COAFAI consegue fixar o homem no campo


Parceria Prefeitura e COAFAI consegue fixar o homem no campo

O empenho do prefeito Luiz Cesar Perucio em resolver o êxodo rural em Itararé está dando certo. Através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a COAFAI (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Itararé) a Prefeitura atualmente está abastecendo 19 (dezenove) entidades no município através do P.A.A. - Plano de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Hoje, a COAFAI produz mais de 16 (dezesseis) produtos, entre eles, laranja, pepino, batata doce, melancia, feijão, leite e outros.
Entre as entidades cadastradas, estão o V.I.C.C. - Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer, a Santa Casa de Itararé, o Lar São Vicente de Paulo, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, além de diversas Igrejas que possuem projetos sociais e que atendem pessoas carentes.
Todas elas são fiscalizadas através do CONSEA - Conselho de Segurança Alimentar e além disso, “elas assinam um termo de recebimento e ficam responsáveis também pela distribuição a partir do momento que retiram os itens da Casa da Agricultura”, disse o Secretário de Agricultura, Castelar Pimentel Jr.
“O P.A.A. é um programa do Governo Federal, mas foi necessário o empenho e a boa vontade do nosso prefeito Cesar Perucio para que hoje 86 (oitenta e seis) produtores rurais pudessem ser beneficiados” salientou o Secretário. Na criação da COAFAI, eram apenas 14 (quatorze) produtores que passaram a fornecer alimentos para a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento através do programa de abastecimento junto ao FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação e para a Merenda Escolar.
“Desde que a COAFAI foi criada em 2010 e passou a vigorar em 2011, já foram mais de R$ 351 mil reais repassados para os cooperados” disse Castelar e acrescentou, “imagine se o P.A.A. tivesse sido implantado em nosso município desde 2003, quando passou a vigorar; nós já teríamos beneficiado estes mesmos cooperados em mais de R$ 2 milhões de reais. Por isso é que se deve dar valor ao apoio e incentivo que o prefeito Cesar Perucio deu ao programa e que estava engavetado na administração anterior”, salientou Castelar e finalizou dizendo, “hoje, o prefeito consegue fixar o homem do campo em sua propriedade, evitando que este mesmo agricultor e sua família venham morar na cidade, aumentando o problema social. É lá que ele gosta de morar e trabalhar. É lá que ele quer ficar. E do que depender da prefeitura para que esta parceria continue dando certo e aumentar o número de cooperados, nós estaremos fazendo, pois o P.A.A. veio para resgatar a dignidade do homem do campo e do pequeno agricultor”.

Corpo de Bombeiros comemora seu 4º aniversário de bons serviços por Itararé


Corpo de Bombeiros comemora seu
4º aniversário de bons serviços por Itararé

Nesta terça-feira (22), o 15º Grupamento de Bombeiros comemorou o 4º aniversário de inauguração da 2ª Base de Bombeiros de Itararé e a formatura da 1ª turma de bombeiros mirins.
O evento contou com a presença do prefeito Luiz Cesar Perucio, os vereadores João da Égua e José Donisete Camargo; o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Marcos Vincenzi e o Assessor de Planejamento, Rafael dos Santos da Silva; o Major e Subcomandante do 15º grupamento de bombeiros, Antonio Valdir Gonçalves Filho; o 2º sargento da PM de Itararé, Rubem Gabriel de Souza e a presidente do CMDCA e Conseg, Maristela Fabri.
Em seu discurso, o Major e subcomandante, Antonio Valdir Gonçalves Filho falou da alegria de todo o grupamento por mais um aniversário de atividades em Itararé.
“Desde o início, a população de Itararé acolheu com carinho os nossos bombeiros e o poder público ajudou com todas as formas de incentivo, fatos que nos deixam muito felizes em completar mais um aniversário. Hoje, estes bombeiros mirins da Escola Herculano Pimentel estão se formando e com certeza estarão repassando para seus familiares e amigos tudo aquilo que aprenderam aqui, ou seja, noções de combate a incêndio, primeiros socorros, a utilização correta do serviço 193 e outras atividades que desenvolveram ao longo do curso”, diz o major e enfatiza “mas o mais importante é a questão da cidadania e do respeito ao próximo e aos mais velhos. Esta lição eles levarão pelo resto da vida e com certeza serão adultos bem formados e que sabem respeitar os cidadãos e todos que vivem em sociedade”, finalizou.
Já, o prefeito Luiz Cesar Perucio salientou que tudo o que depender do executivo para que este grupamento possa exercer com dignidade o seu trabalho, ele o fará. “Para nós, o Corpo de Bombeiros é muito importante e todos eles estão de parabéns principalmente no dia de hoje, além destes jovens que souberam concluir este curso. Parabenizo também os pais e todos os seus familiares”, finalizou Cesar Perucio.
Para o Secretário de Desenvolvimento,Marcos Vincenzi e para o Assessor de Planejamento, Rafael dos Santos da Silva, foram entregues diplomas de “Bombeiro Amigo”, além de medalhas pelos serviços prestados ao quartel de Itararé.
Foram entregues certificados de conclusão do curso para os bombeiros mirins que ao final da solenidade tiveram o seu “batismo com água” em frente ao quartel.
Aos pais, amigos, familiares e autoridades foi servido um coquetel.

terça-feira, 22 de março de 2011

Caramez toma posse na Assembleia Legislativa


Caramez toma posse na Assembleia Legislativa

Terça-feira, dia 15/03, o deputado estadual João Caramez tomou posse para o exercício do quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Durante a cerimônia de posse, realizada na Casa de Leis, o parlamentar, que obteve 98.709 votos, recebeu os cumprimentos de prefeitos, vereadores e amigos. Entre as autoridades que prestigiaram a posse de Caramez está o prefeito de Itararé, Luiz César Perúcio, que fez questão de participar da solenidade e parabenizar Caramez.
Agradecendo aos eleitores que depositaram a confiança em seu trabalho, o deputado reiterou o seu compromisso com a comunidade. “Agradeço a Deus, a minha família, aos meus assessores, amigos e eleitores pelo apoio, dedicação e confiança. Tenham certeza que honrarei cada voto e trabalharei incansavelmente para corresponder aos quase 100 mil eleitores que depositaram sua confiança em nosso trabalho”, salientou o deputado garantindo que em seu quarto mandato dará continuidade aos trabalhos em prol do desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população paulista.
Grande parceiro de Itararé, Caramez também reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade, reforçando sua parceria com o prefeito Perúcio, intermediando junto ao Governo do Estado por investimentos para o município.
João Caramez foi eleito pela primeira vez deputado estadual, em 1998. Dois anos depois, a convite do governador Mário Covas, assumiu a Chefia da Casa Civil do Governo do Estado, onde permaneceu até 2002. Foi reeleito deputado estadual em 2002 e 2006. Desde 2008, também ocupa a primeira vice-presidência do Diretório Estadual do PSDB.
Autor de inúmeros projetos de lei, Caramez tem sua atuação voltada para propostas que visam o desenvolvimento municipal. Com várias ações socioambientais que lhe proporcionaram o reconhecimento de diferentes entidades ambientalistas, é o único deputado paulista a neutralizar as emissões de carbono produzidas em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

Itararé terá jogos da Copa TV Tem



Mais uma vez Itararé foi escolhida para sediar jogos da Copa TV Tem de Futsal. Numa reunião que aconteceu na última terça-feira (15) em Itapetininga, foram decididos os grupos e locais de competição.

Segundo o Coordenador Municipal de Esportes, Ângelo André Müzel Pinto, Itararé no masculino ficou no grupo junto com as equipes de Taquarituba e Bom Sucesso de Itararé. Já no feminino, a equipe de Itararé ficou no grupo em que jogarão Itapeva, Taquarivaí e Ribeirão Branco.

Os jogos já estão com data marcada e serão realizados em Itararé no Ginásio Antônio Pelissari, sempre com início às 19h30. Veja tabela abaixo:

Dia 29 de março - Itararé X Ribeirão Branco (Feminino)

- Itararé X Taquarituba (Masculino)

“Convidamos a toda população para prestigiar os jogos, pois todos terão entrada franca e com certeza, haverá muita emoção nas partidas, o que deverá empolgar à todos”, finalizou o coordenador Ângelo.

Prefeitura parabeniza Elektro pela inauguração do Posto de Atendimento



Na tarde da última sexta (18) a Elektro – Companhia de Energia Elétrica do Estado de São Paulo, inaugurou um Posto de Atendimento em Itararé e que está localizado na rua XV de Novembro, 1136.

Na oportunidade estiveram presente, o consultor institucional da Elektro, Eduardo Zornoff; o gerente de atendimento ao cliente, Sebastião Elias; Carlos Cesar Diniz, um dos assessores político do prefeito Luiz Cesar Perucio; o Secretário Municipal de Habitação e Meio Ambiente, Luis Vieira Rossi; um dos assessores de planejamento municipal, Rafael dos Santos da Silva, além de outros convidados como o presidente da ACE – Associação Comercial de Itararé, Djalma Morais.

Em seu discurso, o gerente de atendimento ao cliente, Sebastião Elias falou da satisfação de estar inaugurando este posto de atendimento que “irá deixar mais próximo e humanizado o atendimento ao cliente. As pessoas com isso, poderão vir até o posto e solicitar uma 2ª via de pagamento, verificar débitos, solicitar reparos na rede elétrica e outros serviços que a companhia já oferece via 0800”, disse o gerente e acrescentou “que o atendimento no posto terá fila preferencial para idosos, o atendimento lado a lado, onde as pessoas poderão ver suas solicitações serem registradas no computador, atendimento via senha e outras maneiras de melhor satisfazer o cliente”. Segundo o gerente, o Posto de Atendimento funcionará das 08h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Representando o Prefeito Luiz Cesar Perucio, seu assessor Carlos Cesar, disse que “para a Prefeitura, este posto de atendimento também contribui em muito na atenção dispensada para com a nossa população. Numa cidade de interior como a nossa, a figura humana se faz necessária, pois as pessoas ainda preferem conversar e trocar informações com os responsáveis por um determinado serviço. E o Prefeito Luiz Cesar Perucio pediu que eu parabenizasse a Elektro por mais esta iniciativa em Itararé”, completou Carlos Cesar.

Logo após as palavras de saudação, foi descerrada a placa de inauguração e todos os convidados foram recebidos com um coquetel.

Coordenadoria de Esportes realiza reunião para organizar o Campeonato Municipal de Futebol

Na última terça (15) no prédio da Coordenadoria Municipal de Esportes, foi realizada a reunião que decidiu sobre o Campeonato Municipal de Futebol 2011. Para esta reunião, estiveram presentes 24 equipes do município.

Na oportunidade, foi realizado o sorteio dos grupos e discutido o regulamento da competição e que teve como uma das decisões, que só poderão disputar o campeonato, atletas residentes em Itararé. “Com isto, estamos dando oportunidade para o cidadão Itarareense praticar uma modalidade esportiva e ajudando no lazer; porque isto é dirito do cidadão”, disse o Coordenador de Esportes Ângelo André Müzel Pinto.

Ao todo serão 06 (seis) grupos com 04 (quatro) equipes cada.

Grupo A : Mercado JR,Serraria Sta. Edwirges,Lageado e Cruzeiro

Grupo B: A.A.I., XV de Novembro, Unidos da Vila, Beira Rio

Grupo C: Pedra Branca “B”, 1º de Maio, Rede e PSH

Grupo D: Pedra Branca “A”, Novo Horizonte, Comodoro/Jd. Paulicéia”B”

Grupo E: Novo Horizontino, Comodoro/Jd.Paulicéia “A”, Cruzeiro F.C., Rio Verde Papéis

Grupo F: Rodeio, Jd. São Paulo, Rede Veterano e União.

O início da competição está marcado para o dia 27 de março no Estádio Vergínio Holtz (A.A.I.) com os seguintes jogos: Mercado JR X Serraria Sta. Edwirges às 14h e Rodeio X Jd. São Paulo às 16h.

“Os jogos terão sempre entrada franca e mais uma vez, este campeonato estará tendo o total apoio do Prefeito Cesar Perucio, que durante a sua administração está incentivando os campeonatos municipal e rural como forma de lazer e entretenimento para a população do município”, finalizou Ângelo.

domingo, 20 de março de 2011

RODOVIA SP281 JÁ DÁ SINAIS DE MELHORA









Mário Toth, Joanias Bonatto e José Edson Bagdal são os integrantes de um grupo de ciclistas que tem por “hobby” todos os domingos,às “7 em ponto” sairem para longas jornadas, pedalando média de mais de 100 km, na busca do ciclismo ecologico.
A semana passada, foram de Itararé à Alemoa, pelo leito integral da Rodovia SP 281 - Aparicio Boglia Filho e aproveitaram para realizar esta reportagem completa e fotográfica, rica de dados para este blog www.revistaaminuscula.blogspot.com e site www.aminuscula.com.br
A equipe do pedal, voltou otimista com o trabalho que vem sendo feito pelas três empreiteiras, em trechos diferentes e avaliaram o serviço, como de ótima qualidade, podendo antever que finalmente, a nossa ligação com Itaporanga e Riversul restaurará a sua dignidade.
Acostamentos já estão sendo implantados com estruturas de escoamento pluvial e a pista carroçavel preparada para revestimento. Os ciclistas agora se preparam para uma grande aventura, pedalar pelo caminho da fé, numa romaria em pedal até a Aparecida do Norte

quinta-feira, 17 de março de 2011

SUPER PEIXE PESCADO NO RIO ITARARÉ



Um tambaqui de 18 quilos foi pescado por molinete (vara) no Rio Itararé, próximo ao Bairro da Seda, surpreendendo até o pescador Juramil Candido de Almeida que até agora não acredita em sua própria façanha. Na região, o melhor resultado, tinha sido a pesca de uma carpa de 10 quilos há muitos anos atrás. “Bom de peixe” o local oferece pesca produtiva para especime de até um quilo, mas o fenômeno desta pesca, está atraindo outros pescadores para o local, na esperança de outros peixes gigantes. Juramil disse que para dar conta do peixe, convidou mais de 30 pessoas e o preparou assado numa antiga receita da familia e ainda teve que dar porções para vizinhos e garante que “Não é história de pescador, é verídico”, tanto que nos mandou a foto que aqui está publicado.

quarta-feira, 16 de março de 2011

1º FÓRUM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITARARÉ

1º FÓRUM DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITARARÉ

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social promovem no próximo dia 23 de março, das 8 às 17 horas no Auditório Professor Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé, Fafit/Facic, o 1º Fórum de Assistência Social, com o tema “Inscrição de Entidades, Serviços, Programas e Projetos nos Conselhos de Assistência Social dos Municípios, de acordo com a Resolução nº 16/2010 e a Tipificação Nacional de Serviços Sociassistênciais (Resolução 109/2009)”
As inscrições para participantes interessados estão sendo feitas no e-mail asocial@itarare.sp.gov.br, e pede-se agilidade nas confirmações e são dirigidas a Entidades, secretarias, programas e projetos. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3532 3763.
A programação do dia 23 (Quinta), divulgada pela Secretária Luciana Perucio Silva de Oliveira deverá ser a seguinte:
08h00 Credenciamento e Coffee Breack
09h00 Composição da Mesa Oficial
09h30 Painel 1 – Tipificação Nacional de Serviços sócio assistenciais com o palestrante Renato Saidel (Conselheiro Nacional de Assistência Social).
11h00 Debate (espaço para perguntas)
12h00 Almoço
13h30 Painel 2 – Legislação Vigente: Resolução nº 16 (05/05/2010) com o palestrante Renato Saidel.
15h00 Debate (espaço para perguntas)
16h00 Encerramento/ coffee Breack
Pela relevância dos assuntos que serão abordados, conta-se com ampla presença de toda comunidade envolvida.

PAGAMENTO DO IPTU COM DESCONTO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 08 DE ABRIL



PAGAMENTO DO IPTU COM DESCONTO FOI PRORROGADO ATÉ O DIA 08 DE ABRIL

Em virtude do atraso nas entregas da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Itararé, o prefeito Luiz Cesar Perucio, junto com sua assessoria, deliberou estender o prazo para que o contribuinte possa proceder o pagamento em uma única parcela, gozando do significativo desconto.
A decisão do Prefeito se deu, ao observar o congestionamento no posto bancário instalado na Prefeitura Municipal durante o expediente desta terça feira (15), dia em que vencia o prazo para a concessão do benefício em um ÚNICO pagamento.
Assim logo após a deliberação legal, determinou que um assessor comunicasse os contribuintes que se formavam em uma longa fila, para que fosse dado conhecimento de que o prazo havia sido prorrogado até o dia 8 de abril, conservando o pagamento estimulado pelo desconto.
Porém os alvarás, com vencimento nesta mesma data foram mantidos na obrigatoriedade prevista.
Agora, todo contribuinte ainda em dívida com o IPTU 2011, ganha mais 24 dias para proceder o pagamento em parcela única, beneficiada pelo desconto.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Prefeito participa de uma reunião com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos




O Prefeito Municipal de Itararé, Luiz Cesar Perucio e o Secretário Municipal de Habitação e Meio Ambiente, Luis Vieira Rossi participaram na última sexta-feira (11) de uma reunião com o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria localizada na Avenida Bela Cintra em São Paulo, a convite do próprio Secretário e contou com a presença de mais oito prefeitos da região.

Na oportunidade, o Secretário Giriboni enfatizou a alegria de poder receber os prefeitos da região a qual ele pertence; “eu fico feliz em poder recebê-los em meu gabinete para poder ouvir e tentar ajudar a região que confiou votos a minha candidatura. Hoje como Secretário, pretendo viabilizar recursos e projetos para a região, não esquecendo, as demais, pois sou Secretário para atender também todos os 645 municípios que integram o Estado de São Paulo”.

Além disso, o Secretário fez uma breve explanação sobre a estrutura organizacional da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e quais as suas competências.

Sob seu comando estão a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp; o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo e a ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.

Em suas palavras, o prefeito Cesar Perucio parabenizou o Secretário Giriboni pelo novo cargo e se mostrou confiante no empenho do mesmo para com a nossa região; “fico feliz pelo senhor assumir a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, pois tenho certeza que o amigo estará ajudando todos os municípios que estão aqui a se desenvolver cada vez mais”.

O Secretário Municipal de Habitação e Meio Ambiente de Itararé, Luis Rossi apresentou ao Secretário Giriboni um pedido de recursos de obra de saneamento para o Parque das Nações e Centenário além de uma possível disponibilização da equipe técnica do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, para a elaboração de projetos para o município.

Futsal Feminino de Itararé estreia na Copa Record



No último sábado (12) a equipe de futsal feminino de Itararé viajou até a cidade de Bauru para disputar a primeira rodada da Copa Record contra Taquarivaí.

O jogo teve início às 13h30 com transmissão ao vivo pela Record Paulista, um momento inédito para o futsal de Itararé, pois nunca na história desta modalidade, Itararé teve uma partida transmitida ao vivo pela televisão.

Segundo o Coordenador de Esportes de Itararé, Ângelo André Müzel Pinto, o jogo foi muito disputado pelas duas equipes, mas Itararé conseguiu abrir o placar com a jogadora Natali, ainda no primeiro tempo.

Mesmo com o placar adverso, a equipe de Taquarivaí foi para cima da equipe de Itararé, mas a goleira Luana fez uma grande partida mantendo o mesmo placar até o final da primeira etapa.

No segundo tempo o jogo iniciou mais uma vez equilibrado com chances reais de gol para ambas as equipes e Taquarivai teve melhor sorte e empatou a partida.

Logo após o empate, Itararé teve a chance de sair mais uma vez a frente do placar em uma cobrança de pênalti desperdiçada pela goleira Luana, encerrando a partida com o placar de 1x1. Segundo Sabino, um dos organizadores da competição, foi transmitido um grande jogo, onde se destacaram as jogadoras Natali e principalmente a goleira Luana que ao término da partida deram entrevista para a televisão local.

A equipe de Itararé terá mais duas partidas ainda pela primeira fase, enfrentando Itapeva no próximo dia 21 na cidade de Itapeva e dia 28 contra Dom Sílvio (Itaberá) no Ginásio Antonio Pelissari em Itararé, jogo este, previsto para às 20h.

A equipe de Itararé agradece todos os colaboradores e também a Prefeitura Municipal de Itararé através do Prefeito Cesar Perucio, pelo apoio dado a equipe.

PSDB já tem um pré-candidato á Prefeito de Itararé






O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Itararé deu ontem a largada para as eleições municipais de 2012, com o anúncio - durante a convenção para a escolha dos novos dirigentes - de sua reestruturação, que inclui o fim do “caciquismo”, a proposta chamada de “sequela zero”, numa referência às constantes divergências e amarguras internas entre as principais lideranças. E, até mesmo, com a apresentação de um nome como possível pré-candidatos à sucessão do prefeito Cesar Perucio.
O mesmo escolhido para presidente do Partido e que arrastou a maior quantidade de tucanos para votar numa convenção no últimos 10 anos. Foram 100 filiados que definiram ontem a nova direção do diretorio local. O evento contou com a presença de dezenas de dirigentes, vereadores e filiados, na Câmara Municipal de Itararé.
Entre os presentes na hora da contagem dos resultados estavam na convenção Heliton Sheidtr do Vale (Heliton da Junitex), Aneor Peres Gusmão, Noel Lopes Machado, Antonio Felix, Rubens Vieira Prestes, Fábio Krubnick (Ipiranga) e dezenas de simpatizantes.
Há de se destacar que o partido, conta com média de 300 filiados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o processo de escolha, bastavam 10%dos votos (30). Na vice presidente do PSDB foi escolhido o Cirurgião Dentista, Dr. Luiz Arnaldo Pelissari, neto do saudoso ex preefeito Antonio Pelissari.

Filme Memoravel trem de ferro foi suspenso de exibição no sábado na Praça São Pedro em virtude do tempo chuvoso



Mesmo depois de intensamente anunciado pela Prefeitura Municipal de que o filme “Memorável Trem de Ferro” que registra os 100 anos da construção da ferrovia Itararé ao Rio Grande, seria exibido de forma inaugural no sabado (12) na Praça São Pedro, frustrando a todos, a projeção foi cancelada pela Coordenadoria da Cultura e Turismo sob a justificativa de tempo chuvoso e adiado para uma nova data a ser marcada provavelmente para Abril.
Porém mais de 300 pessoas puderam ver o filme na véspera quando foi exibido no auditorio da FAFIT. Ouçam trecho da apresentação feita pelo produtor Ernoy Mattiello. TAPE

capa da edição impressa de quarta feira, dia 16

quinta-feira, 10 de março de 2011

VOTE "on line" NOS MELHORES DE 2010, DA REVISTA “A MINÚSCULA”

Além de 400 questionários distribuídos para os chamados “formadores de opinião”, a votação para os “Melhores de 2010/2011” da revista “A Minúscula” já está liberado on line.
As votações por internet poderão ser feitas até o dia 20 de março de 2011 (domingo).
Para votar “on line” entre no site: www. aminuscula.com.br libere o spam, salve as 5 planilhas de votação, preencha, salve novamente e remeta para o e-mail: helioporto@superig.com.br
Os questionários em 5 páginas contem 72 itens. Cada item sugere 3 concorrentes, deixando vago uma quarta opção do votante. Basta cravar o quadrinho desejado e se for a quarta opção escreva na frente do quadrinho a que está dando seu voto.
Até o dia 20 estamos coletando os votos. De 21 a 25 de março será feita a apuração dos votos e os ganhadores receberão os certificados e troféu em jantar festivo na AABB dia 9 de abril de 2011, a partir das 21 hs.

terça-feira, 8 de março de 2011

MEMORÁVEL TREM DE FERRO SE APROXIMA DO MARCO ZERO DA FERROVIA



Por: Cleide Fátima – Especial São Paulo – SP


Após conquistar o Vale do Rio do Peixe e a Região do Contestado, a centenária máquina à vapor deve alcançar as duas últimas estações no trecho Norte da Estrada de Ferro SP- RS. São as cidades de Jaguariaíva no PR e Itararé em SP.
A história que agora é contada em documentário é conhecida e até os mais novos aprenderam na escola: Com construção da ferrovia, veio a guerra, a tragédia social, a morte de milhares de pessoas e contraditoriamente o anúncio do o progresso e o desenvolvimento regional. O que os mais velhos não esperavam é que a centenária locomotiva pudesse ser tão impressionante no cinema como os trens foram no passado. Como num sonho romântico, por onde passa, Memorável Trem de Ferro realça saudades, causando inexplicáveis sensações até mesmo nos mais jovens. Uma completa transcrição de períodos que faz de um século um curto espaço de tempo entre a nostalgia e mundo real.
Em Jaguariaíva, o evento acontece na próxima quinta-feira dia 10 de Março, no Clube Recreativo Municipal, com início às 19:00 horas. Na cidade onde teria surgido o império industrial de Francesco Matarazzo, a projeção é aguardada com ansiedade, já que o município teve todo o se desenvolvimento vinculado ao fluxo de trens.
Já em Itararé, considerado o ponto zero da malha ferroviária, são duas sessões: A primeira, na sexta-feira, dia 11, acontece no Auditório Professor Newton Marques, na Fundação Fafit. O evento começa às 20:00 horas e marca o lançamento oficial do curso de História da Faculdade Fafit. No sábado, dia 12, a segunda exibição é ao ar livre na praça central da cidade.
Segundo a comissão organizadora da turnê, a expectativa é que com as novas projeções, Memorável Tem de Ferro alcance os 10 mil expectadores. O Filme Documentário produzido em película digital para celebrar o centenário da Ferrovia São Paulo - Rio Grande, começou a ser rodado em Setembro de 2010. Lançado Fevereiro deste ano em Piratuba, SC, a produção já passou por 04 cidades, totalizando 08 exibições.
Nas recentes sessões de Concórdia e Irani, em SC, os espectadores se impressionaram com cem anos de uma história que se passa em quatro estados do país, contada em 18 entrevistas. Depoimentos de historiadores com titulação de doutores no assunto, além de ferroviários aposentados e até mesmo colonizadores da região do Contestado. Cada um ao seu jeito, contribuiu para a construção dessa teia fragmentada, que agora é um filme.
Na quinta-feira, dia 17, a projeção acontece na Casa de Cultura Avelino Benin, em Maximiliano de Almeida-RS, o evento é beneficente e a alimentação arrecadada é destinada à Pastoral da Criança. Encerrando a semana, a sexta-feira, dia 18 é marcada pela sessão especial no Centro Cultural 19 de Março em Pain Filho – RS. A sessão solene inicia às 19:00 horas, marcando 49º Aniversário daquele município.
O projeto Memorável Trem de Ferro, orçado em 200 mil reais, tem como principais patrocinadores a Prefeitura de Piratuba, Secretaria de Turismo de Piratuba – SC, ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Faculdade Fafit, Hotel Kirst, além de várias outras empresas privadas.

Mais informações:
Cleide Fátima - Diretora de Marketing e Comunicação
(11) 8649 70 00 (49) 9925 92 25
cleidematielo@hotmail.com

sábado, 5 de março de 2011

FILME MEMORAVEL TREM DE FERRO, DIAS 11 E 12 3M ITARARE


A Prefeitura de Itarare em parceria com o cineasta Ernoy Matiello, Vilmar Sartori e Cleide Fátima trazem até nossa cidade, a exibição do documentário “Memorável Trem de Ferro”.
O documentário resgata os 100 anos da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul, que diretamente acabou contribuindo para a eclosão da Guerra do Contestado, no qual a cidade de Irani foi palco da primeira batalha no dia 22 de outubro de 1912
O Memorável Trem de Ferro traz histórias de lutas e confrontos populares, que contribuiu para a colonização do sul do país, para a vinda do progresso e para moldar o mundo em que vivemos hoje.
De Itarare, participaram do documentário o jornalista Helio Porto, Rui de Jesus Furlani e os ferroviãrios Luiz Contipelli de Paula, Jose Vieira de Barros, Divanzir Rodrigues e fotos do acervo de Claro Jansson.
O filme sera exibido em Itarare em duas sessões. A primeira, dia 11 de marco, sexta feira no auditorio da FAFIT as 20h, fechada somente para alunos e convidados.
A segunda, na Praca Sao Pedro, 20h sessão para comunidade em geral
A entrada em ambas apresentacoes e franca.Na foto, o cineasta Ernoy Matielo e a dupla responsavel pela trilha sonora do filme, Victor & Hugo

quarta-feira, 2 de março de 2011

“Saúde é Vida” atendeu mais de 300 pessoas na Praça Francisco Alves Negrão




A Prefeitura Municipal de Itararé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (26), o Iº Dia Municipal de Saúde com o lema “Saúde é Vida”.
Ao todo foram mais de 300 pessoas que puderam aferir a pressão, realizar testes de glicemia e hepatite C, além de realizar avaliação oftalmológica e orientações de como combater a dengue.
Segundo a enfermeira supervisora do evento, Beatriz Tabarez Montiel foram aferidas a pressão arterial de 250 pessoas, sendo que destas, 10 estavam com a pressão arterial alterada; 300 testes de glicemia, sendo que 15 pessoas com glicemia capilar alterada e 150 testes de hepatite C, não havendo nenhum caso de alteração. Foi distribuída uma grande quantidade de preservativos gratuitamente para a população de modo geral e para quem esteve presente no evento.
Com relação aos exames, a supervisora comentou ainda, “que aqueles que apresentaram alteração, nós orientamos para que procurasse uma unidade de saúde mais próxima de sua residência”, disse Beatriz que lembrou ainda que o evento contou também com a participação do projeto da melhor idade, “Vida Saudável” e todos os seus integrantes.
O evento teve início com a palavra do prefeito Luiz Cesar Perucio, que agradeceu a presença de todos e incentivou a prevenção como melhor forma de cuidar da saúde, “não adianta cuidar somente quando a doença aparece. É necessário realizarmos exames preventivos, além da prática de exercício físico”, salientou Cesar Perucio. O prefeito agradeceu a toda a organização pelo empenho e também aos visitantes e fundadores da ONG, “CtemquesaberCtemquecurar” , Dr. José Sylvio Moura Campos e Francisco Martucci, da cidade de São Manoel.
Após a abertura do “Saúde é Vida” o coordenador do projeto e professor de Educação Física, Matheus Ap. Campos fez com que todos os participantes, inclusive o prefeito, realizassem exercícios de alongamento.
A Secretária Municipal de Saúde, Drª Ana Aparecida Perucio Camargo Morschel, agradeceu o empenho de cada profissional de saúde e acredita “que com o sucesso deste evento, a continuidade dele será naturalmente exigida”.
O prefeito Cesar Perucio também agradeceu a todos; as Faculdades Integradas de Itararé (Fafit/Facic) que cedeu os enfermeiros(as) do curso de Enfermagem; a Ótica Terceira Visão, na pessoa do gerente Raul Vitor Galdino Sardela; aos profissionais da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica; as pessoas que integram o projeto Vida Saudável, na pessoa do professor Matheus e a Coordenadoria de Esporte e Cultura pela estrutura montada e pelas atrações artísticas (Grupo de Teatro “Traças de Teatro”, Banda Dealer e a cantora Tânia) que encerraram com chave de ouro este Iº Dia Municipal da Saúde.

“EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO”, UMA MATÉRIA QUE PODE SER ADOTADA NA REDE MUNICIPAL


“ Na segunda feira (28), representantes do site “www.tudosobretransito.com.br” estiveram em reunião no gabinete com o prefeito municipal Cesar Perucio, ocasião em que participaram também os secretários municipais, Edson Mendes de Oliveira (Serviços Municipais), Renato de Azevedo (Educação) e Antonio Felix Rodrigues (Defesa Social).
O assunto em pauta seria o investimento na “educação de trânsito” dentro do nosso município, fato que requer uma atenção maior.
A 3ES Transconect Editora, Informática e Serviços Para o Trânsito, apresentou uma proposta para uma parceria, onde entraria com a estruturação didática, através de conteúdos ricamente ilustrados e treinamento de professores ou monitores.
O alvo seriam alunos de pré escola, dos 3 aos 5 anos e do Ensino Fundamental para primeira a quarta serie. No nosso município, uma média de 5 mil estudantes.
A grade curricular básica seria de uma aula semanal, ou a critério do corpo diretivo da escola em 5 etapas distintas, ou sejam: 1) Trânsito na minha vida, 2) Veículos e comportamentos, 3) Sinalização, 4) Meio ambiente e 5) Ética e cidadania.
Como cada cidade tem suas particularidades, consagrada a parceira, a 3ES faria a adaptação da didática para o fim específico de Itararé.
A produção das “apostilas” ou livros, seriam personalizado para a cidade, com a cessão de Direitos Autorais pelo autor e com patrocínio liberado para impressão.
Da reunião, assumiu o compromisso de avaliação das probabilidades, o secretário da educação, que após consulta de suas bases, retornará ao prefeito para decisões posteriores.
O prefeito entende a necessidade de preparar nossos infantes para uma educação moderna do trânsito e pediu a agilidade neste estudo preliminar.